sexta-feira, 23 de maio de 2014

DF é único autossuficiente em leite humano no mundo


Governador Agnelo Queiroz recebe título do ministro da Saúde Arthur Chioro; modelo brasileiro é referência internacional e vem sendo copiado por países de diversos continentes

Brasília 247 - O ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou, nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, a campanha nacional de doação de leite humano 2014. Durante o evento, foi entregue ao governador do DF Agnelo Queiroz o título de único lugar no mundo a atingir autossuficiência em leite humano, ou seja, o leite doado é suficiente para atender a todos os bebês prematuros de baixo peso internados em hospitais públicos da região.

No DF existem 15 bancos de leite humano, sendo 10 distritais e dois Federais, no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Hospital das Forças Aramadas (HFA), além de três unidades da rede privada. A estrutura do DF conta ainda com mais dois Postos de Coleta (PCLH) na Secretaria de Saúde do DF e outro na rede privada. Todos os bancos de leite humano distritais foram credenciados pela Rede Iberoamericana BLH. As regionais de Brazlândia, Planaltina e Asa Norte aguardam a reforma de seus bancos para 2014.

O modelo do Banco de Leite Humano brasileiro é referência internacional. Desde 2005, o Brasil exporta as técnicas de baixo custo para implantar bancos de leite humano em 23 países na América Latina, Caribe hispânico, Península Ibérica e África. Na América do Sul, três países - Uruguai, Venezuela e Equador - receberam as primeiras tecnologias transferidas.

Para a rede brasileira, o Ministério da Saúde destinou, desde 2011, mais de R$ 7 milhões ao custeio, reforma e construção dos bancos de leite. Neste ano, está previsto R$ 894 mil na capacitação de profissionais para atuação em Banco de Leite Humano, promoção do aleitamento materno e desenvolvimento do sistema de informações integradas.
 
Fonte: Brasília247

Nenhum comentário:

Postar um comentário