quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desperdício de alimentos é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, sempre tem um subtema relevante. O deste ano é “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”. Ele reforça o combate ao gasto desnecessário de comida ao redor do globo. A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é que cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo não sejam consumidos. A esse descarte somam-se 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas — todos relacionados à produção de alimentos.


Banco de alimentos: Ivanildo Abreu e irmã Maria Amelia aproveitam verduras frescas que seriam descartadas (Tina Coêlho/Esp. CB/D.A Press)
Banco de alimentos: Ivanildo Abreu e irmã Maria Amelia aproveitam verduras frescas que seriam descartadas
O destino da maior parte do que é colhido são as centrais de distribuição (Ceasas). Nesses locais, parte da carga é descartada por não ser considerada comercializável. Produtos muito pequenos, com manchas, batidos ou muito maduros acabam jogados fora — mesmo em condições de consumo. Para tentar mudar essa situação, a Ceasa do Distrito Federal criou o programa Desperdício Zero.
Fonte: CorreioWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário